IFAM Campus Humaitá promove ações do Abril Azul com foco em inclusão e conscientização sobre o TEA
Ações promovidas pelo IFAM Campus Humaitá incentivou reflexões sobre inclusão, empatia e conscientização acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o Abril Azul.

Durante o mês de abril, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Humaitá realizou programção em alusão ao Abril Azul, campanha
voltada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades integraram o projeto “Abril Azul no IFAM: Educação Inclusiva, Conscientização sobre o TEA e Promoção da Cultura de Inclusão”, desenvolvido com o objetivo de fortalecer práticas inclusivas e promover reflexões sobre diversidade, empatia e respeito às diferenças no ambiente escolar.
A programação contou com ações pedagógicas, culturais e interativas organizadas por
diferentes setores do campus, entre eles a Coordenação de Assistência ao Educando (CAE), Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (CAPNE), Setor Técnico Pedagógico (STP), Coordenação Geral de Ensino,
Biblioteca e servidores colaboradores.
Entre as atividades realizadas, destacaram-se os circuitos de conversa com estudantes
dos primeiros anos, exposição de produções desenvolvidas pela CAPNE, ambientação
temática sobre inclusão e a atividade “Árvore da Inclusão”, na qual os participantes registraram suas impressões digitais em uma produção coletiva, simbolizando o compromisso com a diversidade e a construção de um ambiente mais acolhedor.
A programação também incluiu o “Cinema Azul: Cine Debate sobre Autismo”, ação extensionista que promoveu a exibição de conteúdo audiovisual seguida de debates e reflexões sobre inclusão, acessibilidade e convivência com pessoas autistas. O momento
reuniu estudantes, docentes e técnicos-administrativos, incentivando o diálogo e a
sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância do combate ao
capacitismo.
Ao todo, as atividades envolveram dezenas de estudantes e servidores, fortalecendo o
papel institucional do IFAM Campus Humaitá na promoção de ações educativas e inclusivas. Além de ampliar o conhecimento sobre o TEA, a iniciativa buscou estimular
atitudes de empatia, respeito e valorização da diversidade humana.
A organização destaca que as ações desenvolvidas durante o Abril Azul reforçam o
compromisso do campus com a educação inclusiva e a formação humana integral, além
de abrirem possibilidades para futuras atividades voltadas à conscientização e à
promoção da inclusão social e educacional.